PL para reconhecer Candiota como "Capital Gaúcha da Transição Energética Justa" é protocolado pelo deputado Paparico
- Emerson Carniel
- 2 de jul
- 1 min de leitura

O deputado Paparico Bacchi protocolou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (2), o Projeto de Lei que visa conceder ao município de Candiota o título de "Capital Gaúcha da Transição Energética Justa". A proposição busca reconhecer o papel central da cidade no cenário sustentável do estado.
"Este projeto de lei é um reconhecimento merecido ao esforço do município em liderar uma transição energética que seja justa, sem comprometer a economia local e os empregos, mas ao mesmo tempo olhando para o futuro com responsabilidade ambiental", afirmou o deputado.
Uma proposta de criação do Polo de Inovação Energética e Ambiental do Pampa Gaúcho é um dos pilares da transição energética justa e inclusiva que Candiota vem implementando. A iniciativa é conciliar a produção de energia a partir do carvão mineral com a transição para fontes mais limpas, de forma planejada. O objetivo é substituir gradualmente o uso do carvão mineral por fontes mais limpas, sem prejudicar a atividade econômica e a conexão social da região.
Ao conceder o título de "Capital Gaúcha da Transição Energética Justa", o projeto de lei do deputado Paparico Bacchi reconhece o pioneirismo de Candiota, e consolida sua liderança no planejamento e inovação sustentável no setor energético gaúcho.









Comentários