“Tenho verdadeira paixão pela cultura gaúcha”, diz deputado Paparico Bacchi
alinepietrobelli
8 de nov. de 2019
2 min de leitura
Foto: Irineu Fontela
“O deputado Paparico Bacchi (PL) tem currículo para integrar esta comissão especial”. A frase é do deputado Luiz Marenco (PDT), autor da proposta de criação e presidente do grupo parlamentar criado pela Assembleia Legislativa com o objetivo de discutir e propor ações efetivas a todos os atores envolvidos na cadeia produtiva da música e da cultura gaúcha. A comissão foi efetivamente instalada no dia 29 de outubro e na quarta-feira (6) ocorreu a primeira reunião prestigiada pelos deputados Issur Koch (PP); Sérgio Peres (Republicanos); Elton Weber (PSB) e Mateus Wesp (PSDB). O deputado Luiz Henrique Viana (PSDB) será o relator.
Historiador graduado pela Universidade de Passo Fundo, Paparico Bacchi agradeceu as palavras do deputado Luiz Marenco e reiterou o desejo de contribuir com o debate. O líder da bancada do PL entende que a música é uma manifestação artística que retrata e promove a cultura regional, estimula o conhecimento, proporciona lazer e fomenta a economia em muitas comunidades, gerando emprego e renda para músicos, poetas, técnicos e todos os agentes envolvidos na área.
No período em que foi prefeito do município de São João da Urtiga (2209/2016), Paparico Bacchi foi o idealizador da Colina da Música Gaúcha. O festival foi realizado em duas edições e serviu de palco para o surgimento de novos talentos da música tradicionalista. Em 2019, por meio de parceria com o CTG Alexandre Pato de Lagoa Vermelha, apoiou a criação e realização da Vertente da Música Gaúcha. A mais recente ação tradicionalista foi o grande expediente realizado no dia 31 de outubro, oportunidade em que foi proponente e orador da homenagem ao CTG Porteira do Rio Grande de Vacaria, entidade tradicionalista que completou 64 anos de história e desenvolve diversos projetos culturais.
“Tenho verdadeira paixão pela cultura gaúcha. Por isso sou grato por esta oportunidade de integrar esta comissão especial e trabalhar pela valorização da música e da cultura regional”, reiterou Paparico Bacchi.
Objetivos da comissão especial
Propor ações efetivas a todos os atores envolvidos na música e na cultura do estado
Apresentar recomendações à indústria cultural e à cadeia produtiva da música gaúcha
Propor a valorização do profissional da música gaúcha
Discutir a sustentabilidade do mercado de trabalho
Analisar a viabilidade do mercado de consumo da cultura regional
Discutir alternativas para gerar valor econômico sem violar o valor artístico
Discutir as novas tecnologias de produção e marketing
Debater propostas de incentivos e financiamentos públicos e privados
Aperfeiçoar a legislação de apoio à cultura
Analisar os mecanismos de arrecadação e distribuição dos direitos autorais
Audiências públicas
Já estão aprovadas audiências públicas que serão realizadas em Porto Alegre, Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Luiz Gonzaga, e Uruguaiana.
Comentários