PL Pedro Ortaça incentiva a difusão da música gaúcha
- Emerson Carniel
- 16 de set.
- 1 min de leitura

O deputado Paparico Bacchi utilizou o microfone da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na manhã dessa terça-feira (16), para parabenizar um dos maiores acordeonistas gaúcho, Daltro Bertussi, que neste mês completou 82 anos de vida.
“Uma trajetória que inspira e mantém viva a chama da tradição. Essa lenda viva preservou, difundiu e projetou o tradicionalismo do Rio Grande do Sul além das fronteiras”, comentou o parlamentar.
O Projeto de Lei nº 145/2020, de autoria do deputado Paparico Bacchi que está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, garante espaço para apresentação de músicos locais em eventos apoiados com recursos públicos. A proposição, denominada “Lei Pedro Ortaça”, faz uma homenagem ao cantor missioneiro e incentiva a difusão da cultura do estado. “É um instrumento de proteção da música gaúcha e de valorização da classe artística do RS”, declarou.
Daltro Bertussi
Filho de Honeyde e Haydée, Daltro Bertussi é um engenheiro e acordeonista, nascido no distrito de Criúva, interior de Caxias do Sul. Fez dueto com Honeyde, de 1965 a 1971, substituindo Adelar após a dupla ser dissolvida.
Daltro gravou três LP’s com Honeyde Bertussi, um com Eleonardo Caffi e um CD solo. Além de participar da gravação do “DVD 30 Anos de Sucesso”, do Porca Véia.










Comentários