Definida data da audiência pública sobre projeto asfáltico em estradas do Nordeste gaúcho
- Emerson Carniel
- 27 de fev.
- 2 min de leitura
Requerimento do Deputado Paparico Bacchi foi aprovado pela Comissão de Assuntos Municipais da ALRS e sessão está marcada para 4 de abril

A audiência pública para tratar sobre o projeto asfáltico da ERS-442 (São José do Ouro a Machadinho) e a ordem de início das obras na ERS-465 (Santo Expedito do Sul a ERS-343) e ERS-492 (Tupanci do Sul a São José do Ouro) será realizada no dia 4 de abril, às 14h, na Câmara de Vereadores de São José do Ouro.
O requerimento para a sessão foi encaminhado pelo deputado Paparico Bacchi e aprovado pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. De acordo com o parlamentar, é necessária celeridade por parte do governo estadual para validar o projeto técnico de engenharia e executar os trabalhos de infraestrutura. “Precisamos levar as informações corretas sobre essas obras para as pessoas, que há muito tempo, esperam pela pavimentação dessas estradas”.
Paparico relembrou uma frase do ex-deputado estadual, Achylles Braghirolli, que diz: “Voto contra meu partido, mas a favor da minha região”. Braghirolli teve dois mandatos consecutivos, de 1987 a 1995, e revolucionou o Nordeste gaúcho. Após isso, o desenvolvimento da região ficou estagnado por mais de 20 anos, sendo retomada as obras e reivindicações quando o Deputado Paparico Bacchi foi eleito representante regional.
Confira a situação das estradas em pauta na audiência pública:
ERS-442 – São José do Ouro a Machadinho
Toda obra, antes de ser iniciada, necessita de um projeto de engenharia. Para isso, o deputado Paparico Bacchi indicou R$ 600 mil do orçamento estadual para realização do estudo licitado no valor total de R$ 1,1 milhão.
A empresa responsável, Ecoplan Engenharia Ltda, efetuou a entrega final do projeto de engenharia ainda em 2023. A próxima etapa é a validação do plano por parte do DAER, sem isso, não tem como dar encaminhamento para que a obra receba recursos financeiros e consequentemente, a efetivação do processo licitatório e a ordem de início.
ERS-492- Tupanci do Sul a São José do Ouro
A via entre os dois municípios tem uma distância de 18,3 km. A estrada possuía um contrato referente a execução da obra com a empresa Bolognesi Engenharia Ltda que estava paralisado e foi repassado à RGS Engenharia S.A.
Um ofício encaminhado por Bacchi para o Luciano Faustino, diretor-geral do DAER, em outubro de 2024, solicita como prioridade a tramitação do processo e publicação da ordem de início da construção no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul (DOE/RS) para a execução da obra asfáltica.
ERS-465 – Trecho entre Santo Expedito do Sul até a ERS-343
A mesma situação ocorre com a ERS-465 entre Santo Expedito do Sul até o entroncamento com a ERS-343 com extensão de 10,16 km. A empresa responsável é a RGS Engenharia que aguarda o processo de tramitação e publicação da ordem de início, por meio do DOE/RS, para a execução da pavimentação asfáltica.










Comentários