top of page
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Uma luz no final da mina: Paparico Bacchi pede retomada dos trabalhos ao Ministério de Minas e Energia

Atualizado: 25 de abr.



Foto: Fernando Gomes | ALRS


Presidente da Frente Parlamentar da Mineração tem reunião marcada com secretário nacional de Mineração.


Oito meses, este é o tempo que os trabalhadores da Cooperativa Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai (Coogamai) estão esperando para voltar a ter a sua dignidade de volta com a retomada dos trabalhos nos municípios que foram interditados pelo Governo Federal. Para tentar resolver este imbróglio, na incumbência de presidente da Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico na Região da Campanha, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do RS, deputado Paparico Bacchi, solicitou, no início deste mês, uma reunião com o Ministério de Minas e Energia, que será realizada com Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vitor Eduardo de Almeida Saback, no dia 30 de abril, às 11h, para tratar sobre o retorno da atividade mineral nos municípios de Ametista do Sul, Cristal do Sul, Frederico Westphalen, Gramado dos Loureiros, Iraí, Planalto, Rodeio Bonito e Trindade do Sul.


Com a interrupção das atividades nos garimpos, os prejuízos no comércio são incalculáveis e estima-se que, com a suspensão de exportações de pedras semipreciosas, deixaram de ser extraídas três mil toneladas de pedras semipreciosas. São 1.300 garimpeiros sem emprego e mais 3.500 trabalhadores indiretos sem sustento para suas famílias, além de diversos outros prejuízos na arrecadação do Município.


O intuito do deputado Paparico é chamar todos os envolvidos na demanda: “Convocarei os representantes da cadeia produtiva mineral da região, juntamente à Coogamai, para participarem da audiência com o representante do Governo Federal e encontraremos uma solução imediata para este problema. Afinal, os garimpeiros do Alto Uruguai necessitam trabalhar e vou lutar para que isso ocorra o mais rápido possível. Este é o meu compromisso com os garimpeiros da minha região”, finalizou o presidente da Frente Parlamentar da Mineração, deputado Paparico Bacchi.


bottom of page