Saúde das famílias rurais preocupa deputado Paparico Bacchi
alinepietrobelli
20 de mar. de 2020
2 min de leitura
Foto: Irineu Fontela
Para prevenir a disseminação do novo coronavírus (covid-19) no meio rural, o deputado Paparico Bacchi – membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, encaminhou requerimento à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), solicitando a suspensão temporária do atendimento aos pecuaristas nas Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDA). No documento, o parlamentar pede que a secretaria revise os prazos para comprovar a vacinação do rebanho contra a febre aftosa e a entrega da declaração anual do rebanho, prevenindo por meio de decreto a exposição pública de agricultores nos centros urbanos.
De acordo com o deputado, a saúde das famílias que residem no meio rural está em risco para cumprir o calendário de protocolos vigentes na SEADPR. “Enfrentamos uma pandemia e nossa prioridade é preservar a saúde e bem-estar de todos. Orientamos que a população não se exponha em ambientes públicos, evitando aglomerações e contato físico. Mas, para atender os prazos determinados pela Secretaria de Agricultura, o produtor rural tem que se deslocar aos centros urbanos para comprar as vacinas e, após imunizar o rebanho, se deslocar até os sindicatos locais para encaminhar a prestação de contas à inspetoria. Essa rotina aumenta consideravelmente o risco de contaminação pelo coronavírus, que já tem transmissão comunitária comprovada no Estado”, afirma o deputado Paparico Bacchi.
As normativas que restringem o número de servidores trabalhando nas inspetorias e o atendimento por meio de senhas para evitar aglomerações, não isenta as pessoas de uma possível infecção. “Neste momento é imprescindível estabelecer rotinas preventivas. Cabe salientar também que os responsáveis por realizar as vacinações atendem várias famílias no mesmo dia, em diversas comunidades e municípios, potencializando o risco de contágio e transmissão do vírus no interior do Estado”, destaca o parlamentar no documento encaminhado ao secretário de Agricultura, Covatti Filho.
Comentários