Presídio une Erechim em Porto Alegre
- alinepietrobelli
- 16 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

Foto: Antonio Grzybowski
O governo do Estado deverá acelerar o trâmite burocrático para viabilizar a construção de um novo presídio em Erechim. O encaminhamento foi dado pelo secretário de Administração Penitenciária do governo gaúcho, Cesar Luis de Araújo Faccioli, que recebeu a demanda entregue por deputados, juízes, promotores, lideranças empresariais, políticas e comunitárias de Erechim, Getúlio Vargas e Passo Fundo.
A reunião no centro administrativo de Segurança Pública, na segunda-feira (15), contou ainda com a presença do secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota, e o superintendente regional da Superintendência dos Assuntos Penitenciários (Susepe), Mario Santa Maria Junior. As informações são do deputado Paparico Bacchi (PR).
“O envolvimento de todos os setores da sociedade de Erechim demonstra a relevância dessa obra, que trará mais segurança ao município e à região”, afirmou Faccioli. Após ouvir a manifestação dos presentes e secretário adjunto de Segurança, reforçou: “Com está união de forças, Erechim demonstra que não suporta mais conviver com esta situação. Precisamos priorizar esta obra”, sugeriu Marcelo Gomes Frota. O Superintendente da Susepe, destacou: “Não se faz segurança pública sem um sistema prisional forte. E é fundamental que a sociedade civil organizada apoie isso”, ressaltou Santa Maria.
Cesar Faccioli antecipou que já iniciou tratativas com outras secretarias estaduais para agilizar o sistema de permuta. A intenção, segundo o secretário, é viabilizar a construção de uma nova casa prisional em Erechim, em parceria com a iniciativa privada, utilizando imóveis do Estado como moeda de pagamento para execução do projeto avaliado em mais de R$ 56 milhões e com capacidade para abrigar até 800 presos. Atualmente, o presídio atende a demanda de 40 municípios da região.
O secretário que assumiu a pasta no início de abril, pediu 15 dias de prazo para anunciar os encaminhamentos e salientou que sua primeira agenda externa será realizada em Erechim. A mobilização de autoridades e lideranças foi intensa e salientou a importância da pauta. Participaram da audiência os deputados estaduais Paparico Bacchi (líder da bancada do PR na Assembleia Legislativa), Gilberto Capoani (líder do MDB na Assembleia Legislativa) e Dirceu Franciscon.
Também estavam presentes:
- Secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota;
- Juiz de Direito e diretor do Foro de Erechim, Dr. Juliano Rossi;
- Juíza de Direito titular da Vara Regional de Execuções Criminais (VEC) de Passo Fundo, Dra. Lisiane Marques Pires Sasso;
- Juíza de Direito e diretora do Foro de Getúlio Vargas, Dra. Daniela Conceição Zorzi;
- Diretora das Promotorias de Justiça de Erechim, Dra. Karina Denicol;
- Coordenador do Centro de Apoio Criminal do Ministério Público, Dr. Luciano Vaccaro;
- Prefeito de Ponte Preta e representante da Associação de Municípios do Alto Uruguai, drefeito Ademir Sakrezenski;
- Vereadores de Erechim, Renan Soccol (PSDB) e Rafael Ayub (MDB);
- Presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Fábio Vendruscolo;
- Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim, Arlei Lucia Balestrin Cavaletti;
- Presidente Sindilojas Erechim, José Gelso Miola;
- Presidente do Sindicato Rural de Erechim, João Picolli;
- Delegada Regional da Polícia Civil, Dra. Diana Zanatta;
- Presidente do Conselho Pró-Segurança Pública de Erechim (Consepro), Miguel Gotler;
- Vice-presidente do Conselho da Comunidade de Erechim, Marli Estela Vasconcellos;
- Administradora do Presídio Estadual de Erechim, Angélica Milkiewicz; Delegado Regional da Susepe, Alexo Walau.










Comentários