top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Paparico Bacchi reafirma compromisso com a produção de calcário gaúcha

  • Foto do escritor: Fábio Gaston Ribas Gonçalves
    Fábio Gaston Ribas Gonçalves
  • 17 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de mar.


Foto: Raul Pereira | ALRS
Foto: Raul Pereira | ALRS

O parlamentar destacou a importância da produção do mineral essencial para a produtividade agrícola no estado.


Nesta terça-feira (17), na Sessão Plenária Extraordinária da Assembleia Legislativa do RS, o deputado Paparico Bacchi falou sobre a produção de calcário gaúcha, em especial, pela atividade realizada na região da Campanha, com a atuação do Programa Super Solo, liderado pelo presidente do Sindicato da Indústria do Calcário no RS – Sindicalc-RS, Carlos Cavalheiro, e o diretor-executivo da entidade, Roberto Zamberlan.


Na ocasião, Paparico mencionou sua visita ao município de Lavras do Sul, em novembro deste ano, onde pode conhecer o projeto e aproveitou para falar sobre os benefícios da utilização do mineral da produção agrícola do RS: “Segundo estudos da Embrapa, o produtor rural que faz uso de um bom calcário no solo, pode ter um aumento de 30% na produção agrícola em nosso estado”, explica o parlamentar.


O presidente da Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico na Região da Campanha destacou que a mineração e a agricultura são dois pilares para o desenvolvimento econômico no RS. Ele completa relatando que a elevação da produtividade das lavouras gaúchas passa pela utilização do calcário, sendo que cerca de 85% do volume da produção de calcário no RS é extraído das minas naturais de rocha em Caçapava do Sul.


Ele valorizou o mineral, exaltando suas propriedades na atividade agrícola: “O calcário do RS, além da alta qualidade, se destaca por sua pureza e reatividade, servindo como um eficiente corredor de acidez para o solo, aumentando a fertilidade e viabilizando o cultivo em áreas pobres. A calagem com calcário é um dos métodos mais eficientes utilizados pelos produtores rurais”, afirmou o presidente da Frente Parlamentar da Mineração.


Segundo dados do Sindicalc-RS, o RS é de 3,5 milhões de toneladas por ano e o consumo é de 4 milhões de toneladas. Ou seja, o estado tem uma lacuna de 500 toneladas que precisa ser suprida pelos produtos de outros estados. De acordo com a entidade, a produção de calcário na Região da Campanha gera impactos diretos no bolso do agricultor e do consumidor, reduzindo custos, garantindo mais produtividade e sustentabilidade. Além disso, a indústria do calcário gera cerca de 1,8 mil empregos diretos e cerca de 7 mil empregos indiretos no estado.


Como vice-presidente do Parlamento gaúcho e da Frente Parlamentar da Mineração, Paparico Bacchi reafirmou seu compromisso com o fomento da atividade mineradora no RS: “Tenho o compromisso de destravar os projetos e iniciativas que utilizam o calcário em nosso estado. Para isso, na semana passada, conversei com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, para viabilizar uma audiência com o secretário estadual da Agricultura, Clair Kuhn, para implementarmos, imediatamente, o Programa Super Solo, para atender os os produtores rurais, principalmente, da Campanha que foram duramente castigados pela catástrofe de maio. E, na mesma esteira, também já estamos em fase adiantada de implantação da Lavras Mineradora para extração de outro em Lavras do Sul, e o fosfato natural no município. Essas são as pautas que estou comprometido em promover e alavancar o desenvolvimento do RS”, finalizou seu pronunciamento, o deputado Paparico Bacchi.


Comments


bottom of page