Paparico Bacchi propõe movimento para fortalecer o Hospital Santa Terezinha
- alinepietrobelli
- 6 de set. de 2019
- 2 min de leitura

O deputado Paparico Bacchi, líder do Partido Liberal (PL) na Assembleia Legislativa, defende a união de forças para viabilizar a construção de um novo prédio para o Hospital Santa Terezinha de Erechim. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (5), durante assembleia geral ordinária da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU). A reunião, realizada em Erechim, foi coordenada pelo prefeito de Marcelino Ramos e presidente da AMAU, Juliano Zuanazzi, e contou com a presença dos prefeitos Leomar José Foscarini (Sananduva) e Gilmar da Silva (Ametista do Sul), que presidem, respectivamente, a Associação de Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor) e Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop).
Paparico Bacchi acredita que é possível buscar recursos para execução do projeto por meio de emenda da bancada federal no Congresso Nacional, junto ao orçamento da União. O assunto, segundo o ex-prefeito de São João da Urtiga, já está sendo discutido com o coordenador da bancada federal em Brasília, deputado Giovani Cherini, que aguarda demonstração de interesse dos municípios que utilizam os serviços do hospital que atende a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“É preciso dotar o Hospital Santa Terezinha de infraestrutura adequada para atender a população. São mais de 600 mil pacientes que tem essa instituição como referência na área da saúde pública. Porém, a infraestrutura do hospital é precária e precisa de investimentos para modernizar-se”, ressalta Paparico Bacchi.
O projeto do novo hospital prevê a disponibilidade de 250 leitos. Atualmente, há 180 leitos disponíveis para usuários do SUS, espaço considerado insuficiente até mesmo pela direção do Santa Terezinha. Hélio Bianchi, presidente da fundação que administra o hospital, destaca que as acomodações são incompatíveis com o status de hospital universitário diz que logo será preciso reduzir o número de pacientes para que os acadêmicos do curso de Medicina da URI possam frequentar as aulas práticas. Bianchi alerta ainda: “Em 10 anos a estrutura pode ruir”.
A construção do Hospital Santa Terezinha iniciou no ano de 1937 e o primeiro paciente foi internado no ano de 1943. No ano de 1994 a instituição privada foi municipalizada e na última década o atendimento passou a ser 100% SUS.
Na reunião com os prefeitos, Paparico Bacchi sugeriu a coleta de pelo menos 30 mil assinaturas para embasar o requerimento que será entregue aos deputados e senadores gaúchos no dia 25 de outubro. A mobilização será realizada nos 93 municípios que pertencem as três regiões e os parlamentares federais serão convidados para receber o documento em Erechim no dia 25 de outubro.
“Precisamos de união para mostrar nossa força e reduzir a distância entre as regiões. Tenho a certeza que a pauta do Hospital Santa Terezinha é o melhor caminho para aproximar as regiões Nordeste, Produção e Alto Uruguai e oferecer atendimento digno em saúde para quem precisa”, ressaltou o parlamentar. Paparico Bacchi também afirmou que “o Santa Terezinha é a nossa grande dor e Brasília precisa retribuir o trabalho desta grande região produtora do Brasildignos”, finalizou deputado Paparico Bacchi.
No final da reunião foi distribuída uma cópia do projeto técnico do “Novo Santa” e os prefeitos das regiões assumiram o compromisso de lutar pela mesma causa e coletar as assinaturas necessárias para viabilizar o pedido de recursos. O total previsto para a obra é de R$ 120 milhões.










Comentários