Paparico Bacchi participa da reunião do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, em Protásio Alves
- Fábio Gaston Ribas Gonçalves
- 28 de nov. de 2024
- 5 min de leitura

Na quinta-feira (28), o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), deputado Paparico Bacchi (PL), representou o Legislativo gaúcho, na Reunião do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, realizado no Plenário Professor João Nacir Lorenset, da Câmara de Vereadores de Protásio Alves, onde foi debatido sobre o acesso entre os municípios de Antônio Prado e Protásio Alves, via Rio Turvo, a faixa de domínio da ERS 122 e o turismo regional, no que tange o Roteiro Turístico Termas e Longevidade.
O presidente da Câmara de Vereadores local, vereador Gilmar Dall’Agnol (PP), iniciou a discussão, destacando a necessidade da retomada plena da atividade turística na região: “O turismo hoje é o segundo maior empregador e gerador de renda no mundo. Por isso, precisamos discutir e fomentar para que nossa região volte a ser como era antes das enchentes”, explicou Dall’Agnol.
O prefeito de Protásio Alves, Itamar Girardi, destacou a questão da balsa de travessia entre Antônio Prado e o seu município. Ele explica que a estrutura é uma das poucas ainda em bom estado de conservação no estado, mas, devido a falta de regularização em tempo hábil, a travessia encontra-se interditada. Itamar complementa ainda relatando que é necessário um profissional habilitado para realizar as tarefas de manutenção e operação da balsa, o marinheiro de convés.
Situação do Parque de Águas Termais, de Nova Prata e Protásio Alves
Everson Marca, representante da Atuaserra, entidade que promove o desenvolvimento do setor turístico da região, destacou a regionalização do turismo na Serra Gaúcha e os desafios enfrentados, como a situação judicial do Parque de Águas Termais, principal atrativo por 20 anos na região. A manutenção e articulação turística têm sido difíceis para Antônio Prado e Protásio Alves: “Apesar do setor turístico ter demonstrado rápida recuperação econômica após a pandemia e enchentes, o parque enfrenta insegurança jurídica. Com áreas públicas e privadas, a concessão da parte pública venceu em 2021, e a outorga do proprietário impede a concorrência pública, fatores limitam investimentos e agravam a indefinição jurídica do parque”, explicou Marca.
Discussão sobre o turismo regional
Segundo o presidente do Parlamento Regional, Gilmar Peruzzo, esta é uma questão que deve ser levada a outros patamares, para o Legislativo estadual, por seu apelo turístico, econômico e social que impacta mais de um milhão de pessoas na região.
O deputado Guilherme Pasin destacou a necessidade de focar no agroturismo da Serra Gaúcha, valorizando as paisagens vitícolas, a fé e a colonização italiana, em vez de tentar replicar o modelo de Gramado e Canela. Ele alertou para a falta de atenção aos 150 anos da colonização italiana, criticou a ausência de foco das prefeituras no turismo e a dependência excessiva do Estado: “O nosso público-alvo está no Vale dos Vinhedos e na Região Metropolitana, não em Gramado. Tenho um projeto de lei para tornar o vinho e o espumante símbolos do RS. É uma alternativa visando posicionar a nossa região como o "Vêneto do Brasil", argumentou Pasin.
Gilmar Dall’Agnol, presidente da Câmara de Protásio Alves, apontou problemas na continuidade dos projetos de turismo pelos Executivos municipais da região. Ele destacou que, entre os municípios, apenas Vila Flores manteve seu projeto: “Aqui, em Protásio Alves, o nosso foco foi no Festival da Canção Popular Italiana, o mais antigo do Brasil, que ainda aguarda aprovação no Parlamento gaúcho para inclusão no calendário oficial do Estado”, destacou Dall’Agnol.
Pasin sugeriu que seja criado um calendário das festividades da colônia, com ênfase na culinária italiana, um atrativo que, segundo o deputado, é um dos mais ricos de sabor e será mais um atrativo para turistas e ao fomento da economia regional.
Colocações e encaminhamento sobre o turismo
O presidente do Parlamento Regional, Gilmar Peruzzo, abriu espaço para opiniões, e o vereador Antônio Luís Brochetto, de São Marcos, enfatizou a importância da participação dos secretários de turismo nas reuniões. Everson Marca, da Atuaserra, reforçou que a valorização da cultura local é essencial para o turismo regional. Peruzzo anunciou que, após os recessos parlamentares, será agendado um novo encontro com executivos municipais e profissionais da área para buscar soluções.
Travessia via Rio Turvo – Antônio Prado e Protásio Alves e Faixa de domínio da ERS 122
O vereador Gelsomir Corassa, de Antônio Prado, criticou a burocracia que impede a operação da balsa entre Antônio Prado e Protásio Alves, destacando a necessidade de intervenção estadual. Ele também mencionou reuniões na ALRS, com apoio do deputado Paparico Bacchi, para discutir a faixa de domínio da ERS 122.
Giovani Fiorese, vereador do município pradense, destacou a falta de respostas do Daer sobre a faixa de domínio da ERS 122, que prejudica investimentos privados.
O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Paparico Bacchi, sugeriu incluir a obra da ponte entre os municípios no Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), que terá R$ 6 bilhões em 2025 para reconstrução do RS.
Encaminhamentos sobre a ponte e faixa de domínio
Na reunião do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, ficou decidido que será redigido um ofício, assinado por todos os participantes, solicitando a inclusão da obra da ponte sobre o Rio Turvo, entre Antônio Prado e Protásio Alves, no Funrigs, conforme sugerido pelo deputado Paparico Bacchi. Também será incluída no ofício a questão da faixa de domínio da ERS 122. O objetivo é encaminhar o documento ao Estado e agendar uma audiência com a Casa Civil do RS para tratar dos pleitos.
Compuseram a mesa de debate do Parlamento Regional da Serra Gaúcha:
O prefeito de Protásio Alves, município sede da reunião, Itamar Girardi (PP); o presidente do Parlamento Regional e vereador de Nova Prata, Gilmar Peruzzo (MDB); o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do RS, deputado Paparico Bacchi (PL); o deputado Guilherme Pasin (PP); e os presidentes das Câmaras de Vereadores de Nova Araçá, Mara Sangalli (MDB), e de Protásio Alves, Gilmar Dall’Agnol (PP).
Também estiveram presentes no encontro:
O vice-presidente do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, vereador de Guabiju; a ex-presidente do parlamento, Clarice Chiomento; Dalberto Rigon (PP); o vice-prefeito de Protásio Alves, Jocimar Furlan (MDB), e o seu secretário de Administração, Darlei Cecchin; o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Industrial de Antônio Prado, Ivandro Carlos Zamboni; o prefeito eleito de André da Rocha, Felipe Jacques (MDB); e o ex-secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Nova Prata, Everson Marca; bem como os vereadores de Antônio Prado, Gelsomir Corassa (PL) e Giovani Fiorese (PP); de Fagundes Varela, Neide Serafin (PDT) e Odete Bassani (MDB); de Guabiju, Diego da Rosa (PP), e os eleitos no município, Renato Girardi (PP) e Felipe Müller (PP); de Nova Araçá, Gildo Capellari (PL); de Nova Bassano, Márcio de Conto (MDB); de Nova Prata, Agenor Minozzo (MDB) e Marcelo Barato (MDB); de São Marcos, Antônio Luís Brochetto (PDT); de Serafina Corrêa, Morgana Tecchio (MDB); de Protásio Alves, Sidnei Lorencete (MDB); e de Vila Flores, Marcelo Roncatto (PP); assim como o presidente da Executiva do REPUBLICANOS de Nova Prata, Lúcio Albuquerque, e do núcleo Mulher do partido no município, Solange Albuquerque; e os assessores parlamentares do deputado Paparico Bacchi, José Vicenzi, do deputado Guilherme Pasin, Gabriel Stella; e também dos legislativos e executivos dos municípios da Serra Gaúcha.










Comentários