top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Paparico Bacchi homenageia a Casa Fiori, de Vila Flores, com medalha do Parlamento gaúcho

  • Foto do escritor: Fábio Gaston Ribas Gonçalves
    Fábio Gaston Ribas Gonçalves
  • 19 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

ree
Foto: Rodrigo Rodrigues | Pres. ALRS

Segundo o deputado, a honraria representa um reconhecimento ao empreendimento por sua contribuição na manutenção da cultura italiana no estado.


No dia 16 de dezembro, o deputado Paparico Bacchi concederá Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS, em homenagem à Casa Fiori, indicação parlamentar a pedido de Marcelo Roncatto Bergamin, vereador de primeiro mandato, mais jovem da região e da história de Vila Flores, e que considera a importância histórica da instituição para o município e à Serra Gaúcha.


Como vice-presidente do Parlamento gaúcho e descendente de italianos, o deputado Paparico Bacchi acolheu a sugestão do vereador Marcelo, por entender o legado da imigração italiana para todos os gaúchos: “Temos nas famílias que vieram para o Brasil, com as imigrações, uma série de heranças que nos moldaram e fizeram com que nos tornássemos o que somos hoje. O povo italiano é uma dessas vertentes que trouxeram sua cultura, culinária e força de trabalho para ajudar a colonizar diversas regiões gaúchas, antes desconhecidas, e a construir a nossa sociedade, tão reconhecida por sua identidade cultural. Começaremos com a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, que será comemorada em 2025, por Vila Flores. Por isso, é um privilégio poder homenagear quem preserva nossas origens e mantém viva a história e os costumes desta contribuição, aqui no nosso estado”, destacou o deputado.


Para o vereador Marcelo Roncatto, a Casa Fiori representa a simbiose entre o legado histórico para a Serra Gaúcha e a cultura dos antepassados imigrantes italianos: “A Casa Fiori serviu de referência regional de passagem entre outras regiões e de base para a fundação e emancipação do Município de Vila Flores. Hoje, homenagear a Casa Fiori é reconhecer o legado histórico e ajudar a manter o que de mais gratificante perdura para nós e para as futuras gerações”, explicou o vereador.


Fundada em 30 de agosto de 2007, a empresa Casa Fiori possui uma trajetória de 17 anos e é considerada um patrimônio cultural da herança da imigração italiana no RS, em especial à culinária trazida da região da Toscana, na Itália. Com o trabalho artesanal das famílias que se instalaram em Vila Flores, as receitas que deram origem aos produtos coloniais que conquistaram muitos paladares na Villa do Pão, são ensinadas de geração a geração, tornando o velho casarão centenário da Casa Fiori, um ponto de parada obrigatória a quem chega na Serra Gaúcha, por seu ambiente aconchegante e nostálgico do Café da Vó, a saudosa matriarca da Casa, Dona Iracema (in memoriam). 


Dentre as iguarias que este lugar mágico oferece aos turistas que chegam na Casa Fiori, está o pão gigante, cucas, biscoitos, doces, chimias, queijos, salames e um ambiente muito aconchegante repleto de tortas artesanais, docinhos e salgados.



Serviço:


A solenidade ocorrerá no dia 16 de dezembro de 2024, segunda-feira, às 19h, no Armazém e Café, localizado na Av. das Flores, nº 878, em Vila Flores.


 
 
 

Comentários


bottom of page