top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Movimento dos agricultores tem presença do deputado Paparico Bacchi

  • Foto do escritor: Emerson Carniel
    Emerson Carniel
  • 31 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de jun.

O roteiro do parlamentar incluiu os municípios de Sarandi, Pontão, Coxilha, Tapejara e Sananduva


Foto: Emerson Heitor Carniel - MTE 20539/RS
Foto: Emerson Heitor Carniel - MTE 20539/RS

Cada dia a mobilização dos agricultores em busca da securitização das dívidas ganha força no Rio Grande do Sul. O deputado Paparico Bacchi iniciou o roteiro desta sexta-feira (30), com reunião e apoio à categoria no gabinete do prefeito de Sarandi, Pablo Mari.


Para o parlamentar, a prorrogação das dívidas é um dos caminhos para socorrer o setor agropecuário. “A luta é longa e precisamos pressionar o governo estadual, pois a agricultura é a base da economia e o que mantém a família gaúcha de pé”.


O agricultor Anderson Gabriel esteve participando do encontro e comentou que vem de cinco safras frustradas. “A securitização é o fôlego necessário para que possamos continuar produzindo, pois não conseguimos financiar o próximo ciclo”.


Estiveram presentes o prefeito de Sarandi, Pablo Mari, vice-prefeito, Leonir Cardozo, membros da equipe administrativa, vereadores e agricultores.


Mobilizações


O roteiro do deputado Paparico Bacchi incluiu cinco municípios: Sarandi, Pontão, Coxilha, Tapejara e Sananduva. Os produtores rurais estiveram estacionando tratores, colheitadeiras e caminhões na beira da estrada e estenderam faixas e bandeiras solicitando a aprovação do Projeto de Lei nº 320/2025, proposto pelo senador Luiz Carlos Heinze, que prevê a securitização das dívidas.


O parlamentar se juntou ao ato, comentando que acredita no alongamento dos débitos e cobrou novamente o governo estadual para que parte dos recursos do Funrigs sejam destinados ao auxílio e reconstrução do setor agrícola.


Renegociação


O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou, na quinta-feira (29), as instituições financeiras a renegociarem as operações de crédito rural de custeio contratadas pelo Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com a medida, a prorrogação do saldo pode ser feita em até três anos.

 
 
 

Comentários


bottom of page