Monte Alegre dos Campos sedia debate sobre saúde preventiva
- alinepietrobelli
- 27 de set. de 2019
- 2 min de leitura

O deputado Paparico Bacchi (PL) voltou a incentivar a inserção de técnicas naturais na saúde pública dos municípios. O líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa foi o palestrante do oitavo encontro regional promovido pela Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde. O evento realizado nesta sexta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Monte Alegre dos Campos, reuniu prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes e profissionais de saúde de 11 municípios da região dos Campos de Cima de da Serra.
O debate sobre novas iniciativas na área da saúde contou com a presença de lideranças dos municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Vacaria, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Jaquirana. No encontro o deputado Paparico Bacchi salientou que os gestores públicos precisam implementar novas iniciativas para proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população, com menor custo para as administrações municipais. “É preciso inverter a lógica de tratar somente a doença e investir recursos nos projetos e ações que atuam de forma preventiva”, destacou o parlamentar.
Presente no ato, o prefeito de Monte Alegre do Campos, Hildebrando de Almeida, agradeceu a oportunidade de sediar o encontro e destacou que pretende implementar as práticas no município. Na ocasião, Paparico Bacchi destacou que o grande objetivo da frente parlamentar é orientar os gestores sobre os benefícios proporcionados pelas práticas integrativas e fomentar a implementação das PICS na rede pública de saúde dos municípios.
As autoridades receberam uma sugestão de Projeto de Lei que efetiva as práticas como política pública de saúde e facilita os meios de fomento para desenvolvimento dos projetos na atenção básica de saúde. Atualmente, o Ministério da Saúde reconhece 29 práticas integrativas que utilizam técnicas naturais com base em conhecimentos tradicionais, com foco na prevenção e tratamento integrado com a medicina convencional para diversas doenças que podem ser financiadas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Paparico Bacchi também destacou a importância de integrar os terapeutas na rede pública de saúde para ajudar a salvar a vida das pessoas. “Proporcionar mais saúde e qualidade de vida a todos é um dos grandes desafios dos gestores municipais. Neste contexto, as PICS são fundamentais, especialmente neste período em que a sociedade vivencia um momento de intenso estresse e angústia”, ressaltou o deputado.
Também participaram do encontro o vice-prefeito de Monte Alegre dos Campos, Valdenir Pereira, o presidente da Câmara de Vereadores de Monte Alegre, Valdemir Vieira dos Santos, o secretário da Saúde de Monte Alegre, André Pinheiro, o secretário da Saúde de Bom Jesus, Naguib Tessari, o secretário da Saúde de São José dos Ausentes, Fábio Gelson Williges, a secretaria da Saúde de Muitos Capőes, Fernanda Matte, e a representante da secretaria da Saúde de Jaquirana, Mariângela Martins.










Comentários