top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Lideranças buscam apoio para asfaltamento em Três Arroios

  • alinepietrobelli
  • 18 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

ree
Foto: Irineu Fontela

O anteprojeto para asfaltamento do acesso municipal que liga a BR-153 até a unidade de recebimento de grãos da Cooperativa Alfa (CooperAlfa), no distrito de Coxilha Seca, em Três Arroios, foi pauta da audiência com o secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, na manhã desta terça-feira (18), em Porto Alegre. A demanda foi apresentada pelos deputados Paparico Bacchi (PL) e Gilberto Capoani (MDB) e pelo prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, acompanhado pelo vice-prefeito Luiz Pertuzzatti. A comitiva busca o caminho administrativo mais ágil para viabilizar as melhorias no acesso asfáltico que está estagnado desde 2010.


A obra, prevista no convênio (AJ/21/2010) - firmado entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e o município de Três Arroios, não foi concluída tendo em vista a falta de recursos do governo estadual para investimento em infraestrutura. Na ocasião, o prefeito Lirio Zarichta protocolou ofício que solicita a definição sobre o repasse de recursos pendentes ou a rescisão do convênio ainda vigente. “Percebemos que o governo está imbuído de boa vontade para resolver os gargalos do Rio Grande do Sul. Acredito que está no caminho certo e no Parlamento Gaúcho vamos fazer tudo aquilo que for possível para tirar o Estado do atraso, transformando essa realidade administrativa pesada, arcaica, que pouco contribuiu nos últimos tempos com os gaúchos”, salientou o deputado Paparico Bacchi durante a audiência. A urgência da demanda se intensifica após anúncio do projeto de ampliação da capacidade de recebimento de grãos feito pela CooperAlfa, em maio de 2019. A cooperativa vai implementar uma moderna estrutura com capacidade de armazenamento para 220 mil sacas de grãos e secagem de 2000 sacas, por meio de secador automatizado. Atualmente, a capacidade de armazenamento é de 60 mil sacas e secador com autonomia para 700 sacas. O secretário Juvir Costella salientou no ato a disposição do governo em atender as demandas referendadas pelos deputados estaduais, mas deixou claro que não há como afirmar o que é possível ser feito no curto prazo sem concluir as questões que envolvem o convênio vigente. “Fica claro a importância desta pauta para o desenvolvimento econômico municipal, regional e estadual. Vamos acompanhar de perto esta pauta para encontrar o melhor caminho, talvez viabilizando um termo de cooperação entre o município, estado e a cooperativa”, afirmou Costella. O prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, destacou a clareza do governo nos encaminhamentos realizados. “Saímos com boas expectativas para viabilizar o projeto em 2020, onde deverão ser retomados novos convênios. Assim, nos antecipamos ao encaminhar o pré-projeto com todos os detalhes para execução da obra”, destacou Zarichta. O prefeito também destacou que a parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo é fundamental para agilizar e viabilizar os importantes empreendimentos que visam o desenvolvimento de toda região do Alto Uruguai.

Também participaram da audiência o supervisor da CooperAlfa, Jorge Brock, e o assessor do deputado federal Giovani Cherini, Domingos Colpo.

 
 
 

Comentários


bottom of page