Frente Parlamentar promove debate sobre saúde preventiva
- alinepietrobelli
- 24 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Deputado Paparico Bacchi fomenta a inserção das PICS nas administrações municipais.

Monte Alegre dos Campos sedia nesta sexta-feira (27) o oitavo encontro regional da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A iniciativa da Assembleia Legislativa reúne prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais da área da saúde e lideranças de 11 municípios da região dos Campos de Cima de da Serra. O encontro que fomenta a inserção das PICS na rede pública de saúde ocorre na Câmara Municipal de Vereadores, às 14h, com a presença dos representantes de Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Vacaria, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Pinhal da Serra, São José dos Ausentes e Jaquirana.
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar das PICS, deputado Paparico Bacchi, é fundamental que os gestores públicos implementem novas iniciativas para proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população, com menor custo às administrações municipais. “É preciso inverter a lógica de tratar somente a doença e investir recursos nos projetos e ações que atuam de forma preventiva”, destaca Paparico Bacchi.
O parlamentar também salienta que o grande objetivo da frente parlamentar é mostrar que há meios para viver mais e melhor, consumindo menos medicamentos, e destaca que a sociedade vivencia um momento de intenso estresse e angústia. Desta forma, Paparico Bacchi enfatiza que é fundamental integrar os terapeutas na rede pública de saúde para ajudar a salvar a vida das pessoas, por meio das práticas que utilizam técnicas naturais com base em conhecimentos tradicionais, com foco na prevenção e tratamento integrado com a medicina convencional para diversas doenças.
“Quantos anos quero viver?” é o tema central do debate proposto pelo deputado Paparico Bacchi, durante a palestra que integra a programação do encontro regional. A iniciativa propõe uma reflexão mais abrangente sobre os cuidados quotidianos que as pessoas tem com sua saúde física e mental.
Além da palestra, será entregue às autoridades uma sugestão de projeto de lei a ser implementado nos municípios. A proposta amplia os meios de fomento para financiamento dos projetos que proporcionam um atendimento mais amplo e humanizado na área da saúde. Os detalhes sobre o projeto de lei e esclarecimentos sobre as 29 práticas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), serão apresentados pela coordenadora da frente parlamentar, Márcia Jacobsen.










Comentários