Frente parlamentar estimula saúde preventiva no Alto Uruguai
- alinepietrobelli
- 12 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Deputado Paparico Bacchi palestrou em Getúlio Vargas

A Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, promoveu mais um encontro de regional de capacitação. A atividade presidida pelo deputado Paparico Bacchi, líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, foi realizada na sexta-feira (9) em Getúlio Vargas e reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, médicos, enfermeiros, agentes da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde de oito municípios da região do Alto Uruguai.
O deputado Paparico Bacchi considerou positivo o encontro, pois reuniu gestores e profissionais da área da saúde. De acordo com o parlamentar o objetivo da “Frente das Pics” – formada por 28 deputados estaduais - é fomentar as práticas integrativas e complementares no âmbito da Rede de Atenção Básica e reduzir o custo com a saúde curativa.
Em seu pronunciamento, Paparico Bacchi disse que acredita nas Pics como alternativa para promover a qualidade de vida das pessoas e permitir melhor aproveitamento dos recursos destinados ao financiamento da saúde pública nos municípios. “As pessoas podem viver mais e com maior qualidade de vida. Se os municípios adotarem as práticas integrativas e complementares na rede básica de saúde, é possível que sobrem recursos para investimento em projetos prioritários ao desenvolvimento das comunidades”, reiterou Paparico Bacchi, na palestra motivacional ministrada durante o encontro.
Experiência na gestão da saúde
O parlamentar relatou experiência no período em que foi prefeito de São João da Urtiga (2009/2016) e destacou que na sua gestão o município conquistou níveis de excelência ao implantar programas voltados ao autocuidado com a saúde. A iniciativa proporcionou queda nas internações hospitalares e nos gastos com a compra de medicamentos.
Nova forma de fazer saúde
O presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e prefeito de Marcelino Ramos, prestigiou o evento e disse que também acredita nas Pics como “nova forma de fazer saúde”. Juliano Zuanassi afirmou que as práticas integrativas e complementares representam importante avanço e oferecem suporte de atendimento nas unidades básicas de saúde. ”O tratamento químico é imperativo e necessário pela resolutividade que proporciona, mas as Pics são também necessárias para combater as doenças do mundo contemporâneo”, ponderou.
“Muitos buscam atenção”
A médica de família, Viviane Giareta Durante, participou do encontro e reiterou que “o trabalho bem feito na rede de atenção básica evita problemas graves de saúde no futuro” e que as práticas integrativas e complementares somam importante contribuição na saúde preventiva. A profissional relatou que muitos pacientes procuram os serviços de saúde pública e que nem sempre os medicamentos químicos são a melhor alternativa. “Muitos buscam atenção”, ponderou.
Incremento de ações
O vice prefeito Elgido Pasa, revelou satisfação por Getúlio Vargas sediar o primeiro encontro das Pics na região do Alto Uruguai. “Nós sempre investimos em prevenção da saúde, pois temos a certeza que iremos economizar recursos com tratamentos. Este debate contribuiu muito para o incremento de nossa ações e acredito que os demais municípios coletaram importantes subsídios para implantar as Pics nas suas comunidades”, finalizou Pasa.
Trindade do Sul
A próxima reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde ocorre no dia 23 de agosto, em Trindade do Sul e terá a participação dos municípios de Gramados dos Loureiros, Nonoai, Planalto, Rio dos Índios e Três Palmeiras.










Comentários