Escola de Machadinho é destaque regional em Mostra Científica
- Emerson Carniel
- 8 de set.
- 2 min de leitura
Conquista vem após situação de fechamento ser revertida. Deputado Paparico Bacchi esteve entre as autoridades na busca pela continuidade das atividades.

A proposta de implantar um meliponário escolar com espécies nativas de abelhas sem ferrão levou os alunos da Escola Getúlio Dorneles Vargas, do Distrito de Bela Vista, em Machadinho, a conquistar o 1º lugar na etapa regional da Mostra Científica das Escolas Estaduais. O resultado foi divulgado na última semana na apresentação do projeto realizado no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim.
O trabalho, denominado “Abelhas sem ferrão na escola: educação ambiental, segurança alimentar e conservação da biodiversidade”, foi desenvolvido pelos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Eduarda Pelicer, Giovana Costenaro e Jorge Henrique da Silva estiveram representando o colégio no evento. A atividade foi supervisionada pelos docentes Eduardo Karling e Elizandra Antunes Maciel.
Etapa regional
A fase regional da Mostra Científica contou com a participação de 29 instituições da rede estadual com exposição de 52 trabalhos científicos e artístico-científicos, voltados para o tema “Criando Caminhos para a Sustentabilidade”. A próxima parada será em Porto Alegre onde os alunos apresentarão o projeto em nível estadual.
A escola
Reconhecida como escola de campo, o colégio Getúlio Dorneles Vargas possui tradição no desenvolvimento de projetos ambientais e de sustentabilidade. Em 2024, já havia se destacado ao ter trabalhos selecionados para a Mostra em Erechim, confirmando seu protagonismo no cenário regional.
Apoio parlamentar
O deputado Paparico Bacchi colaborou com o suporte do mandato para evitar que as atividades da escola fossem encerradas. Em um pronunciamento na Assembleia Legislativa do estado, o parlamentar alertou para as consequências a longo prazo do fechamento dos colégios rurais e revelou o relato emocionante de uma aluna da Escola Getúlio Dorneles Vargas, de 7 anos de idade, que implorou para que mantivesse aberto o seu local de aprendizado.
Para a diretora Rosmary Fontana, o destaque na Mostra Científica é resultado de um trabalho conjunto de dedicação. “Graças a mobilização realizada perante a comunidade escolar e autoridades foi possível reverter a situação referente ao fechamento da escola. Essa premiação nos deixa ainda mais entusiasmados sabendo que estamos no caminho certo”, relatou.










Comentários