top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Em Ibiraiaras, lideranças debatem práticas integrativas e complementares em saúde

  • alinepietrobelli
  • 11 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Deputado Paparico Bacchi palestrou em Ibiraiaras

ree
Foto: Antonio Grzybowski

A Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Assembleia Legislativa, promoveu encontro de capacitação no município de Ibiraiaras. A atividade foi realizada na sexta-feira (7), na Câmara de Vereadores, e foi coordenada pelo deputado Paparico Bacchi (PL), com apoio da prefeitura municipal e Câmara de Vereadores. Entre os presentes estavam prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes de saúde, terapeutas e lideranças comunitárias de dez municípios das regiões Nordeste e Serra gaúcha.

Na palestra o deputado Paparico Bacchi apresentou dados históricos relacionados à evolução humana e destacou as epidemias que assolaram o mundo nos últimos séculos e as patologias atuais. Membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do parlamento e gaúcho, Paparico Bacchi defende avanços na saúde pública por meio do fortalecimento dos hospitais regionais e a implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) nos municípios gaúchos.

“Quantos anos eu quero viver”

O tema da palestra do deputado Paparico Bacchi, promoveu a reflexões sobre os cuidados necessários para o autocuidado com a saúde. Ex-prefeito de São João da Urtiga, Paparico Bacchi, ressaltou que o custeio da saúde curativa é um dos maiores gargalos do desenvolvimento dos municípios, pois segundo o parlamentar, consome volume expressivo de recursos que também poderiam ser aplicados em outras áreas estruturantes das comunidades.

As unidades da rede básica precisam deixar de postos das doenças e dos remédios. Precisam evoluir e transformarem-se em locais de terapias e de promoção da melhor saúde. As Práticas Integrativas e Complementares apresentam-se como excelente alternativa para que as pessoas tenham vida longa com qualidade de vida”, afirmou o deputado que coordena a frente integrada por outros 27 deputados estaduais.

A terapeuta integrativa e doutora em Biologia, Márcia Jacobsen, apresentou a legislação nacional das práticas integrativas. Com experiência em gestão da saúde pública, Márcia integra a equipe de gabinete do deputado Paparico Bacchi, que determinou apoio integral aos prefeitos que desejarem elaborar a legislação necessária para implementação das Pics nos municípios.

Apoio importante

A prefeita Ivete Beatriz Zamarchi Luchezi, elogiou a disposição do parlamento gaúcho em fomentar as Pics no âmbito da rede básica da saúde pública. Em Ibiraiaras as práticas integrativas já estão sendo desenvolvidas por meio da Secretaria Municipal da Saúde. O trabalho é coordenado pela secretária Gessi Terezinha Bones.

O prefeito de Capão Bonito do Sul e vice-presidente da Associação de Municípios do Nordeste Rio-Grandense, Felippe Júnior Rieth, afirma que o fomento das Práticas Integrativas e Complementares, representa a evolução do sistema público de saúde e concorda com o deputado Paparico Bacchi no estímulo à qualidade de vida como tratamento preventivo de doenças.

Municípios representados

Ibiraiaras, Protásio Alves, André da Rocha, Cacique Doble, São José do Ouro, Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Caxias do Sul e Guabiju.

São José do Ouro

O próximo encontro será nesta sexta-feira (14), às 14h, na Casa de Cultura de São José do Ouro. A atividade deverá reunir lideranças dos municípios de Cacique Doble, Santo Expedito do Sul, Barracão, Maximiliano de Almeida e Machadinho.

 
 
 

Comentários


bottom of page