top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Em Gramado, Paparico Bacchi acompanha a abertura da Conbrasfran 2024 

  • Foto do escritor: Fábio Gaston Ribas Gonçalves
    Fábio Gaston Ribas Gonçalves
  • 25 de nov. de 2024
  • 4 min de leitura

ree
Fotos: Rodrigo Rodrigues | Pres. ALRS

O presidente em exercício do Parlamento gaúcho defendeu o Agro, na conferência do setor avicultor, na Serra Gaúcha.


Representando a Assembleia Legislativa do RS (ALRS), como presidente em exercício, nesta segunda-feira (25), o deputado Paparico Bacchi participou da cerimônia de abertura da Conbrasfran 2024, a Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango, realizada pela Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), no Hotel Master, em Gramado. A conferência ocorre entre os dias 26 e 27 de novembro, e vai servir de referência aos eventos da Avicultura de Corte do Brasil, com  a realização de eventos técnicos e setoriais, por meio de simpósios, seminários e de encontros entre profissionais, técnicos, gestores, CEOs das agroindústrias, órgãos oficiais e outras instituições.


ree

O presidente da ASGAV, José Eduardo dos Santos, destacou a força do setor, para enfrentar e superar as dificuldades, após a catástrofe climática de maio no RS: “Neste ano, vivemos sofrimentos, angústias e superação. Muitas indústrias, prédios, pessoas e animais não resistiram e ficaram pelo caminho. Mas nós, aqui, chegamos ao 25 de novembro. Atuando na linha de frente, atendendo diversas demandas do setor, mesmo com dificuldades econômicas e de logística. Vemos com otimismo o Plano Rio Grande”, relatou o representante.


ree

Por videochamada, o governador em exercício, Gabriel Souza, falou sobre a recuperação da avicultura no estado e apontou como isso vem ocorrendo: “O setor foi duramente atingido pelas enchentes, vem se recuperando e segue gerando emprego e renda, seja a partir da produção primária ou no setor industrial”, explicou Souza.


O deputado Paparico Bacchi, presidente em exercício da ALRS, falou sobre a sua relação com a avicultura, na infância, e explanou suas ações parlamentares na defesa do Agro gaúcho: “Eu tinha oito anos e minha mãe dizia para eu ir ajudar meu vizinho avicultor, que dava dois franguinhos para quem fosse auxiliar. Quem está aqui, no evento, é um apaixonado pelo frango”, relembrou.


ree

“Sabemos que o Rio Grande do Sul tem perdido força no cenário econômico nacional. E, logo que iniciei minha vida parlamentar, pude contribuir ainda mais, votando contra qualquer tipo de aumento de carga tributária. Foi o que concretizei, no momento em que meu “voto de minerva” suspendeu o corte de incentivos fiscais, proposto pelo Governo do Estado no Parlamento gaúcho”, relatou Paparico, ao mencionar o seu voto de desempate, quando presidiu interinamente a ALRS em março de 2024, durante votação que dizia respeito à continuidade da tramitação de Projeto de Decreto Legislativo, PDL relacionado aos incentivos fiscais destinados às empresas gaúchas e também acerca de aumento de impostos que, na ocasião, era defendido pelo governo estadual.


A votação resultou em um 23 a 23, antes da decisão do parlamentar, que desempatou posteriormente a ‘discussão’.


ree

Outras autoridades também fizeram pronunciamentos na abertura da conferência. O secretário Madalena destacou a relevância das missões internacionais do Governo, como aquela realizada à Ásia, para abrir mercados. E o senador Heinze agradeceu ao deputado Paparico pelo empenho no que tange às pautas aprovadas pelo Parlamento, em menção ao dia do PDL e do voto de minerva.



A Conbrasfran 2024 contou com a presença das seguintes autoridades:


Márcio Madalena, secretário adjunto de Agricultura, representando o governo do Estado do RS; Luiz Carlos Heinze, senador da República; Dra. Juliana Satie, diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Nestor Freiberger, presidente do Conselho Diretivo da Organização Avícola do RS (ASGAV/SIPARGS); Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (AΒΡΑ); Eliezer Nascimento de Lima, secretário de Agricultura de Gramado, representando o prefeito Nestor Tissot; José Kleber Dias, superintendente federal do Ministério da Agricultura no RS; Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura e presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Antônio Cesa Longo, Presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS); Rodrigo Rizzo, representando a Federação da Agricultura do Estado do RS (FARSUL); e Luciano Schwerz, presidente da Emater/RS-Ascar.



O evento também contou com a presença das seguintes autoridades e representantes de instituições:


ree

Procurador Rafael Orozco, representando a Procuradoria Geral do Estado; Roger Pozzi, diretor geral adjunto, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado; Dra. Daniela de Queiroz Baptista, representando o Departamento de Defesa Sanitária do Ministério da Agricultura; Dr. Everton Krabbe, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves; Dra. Rosane Collares, Diretora do Departamento de Defesa Sanitária da SEAPI/RS; Dr. Otamir Cesar Martins, diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná; e Dra. Fernanda Coelho Afonso, representando o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária.


ree

E tem apoio das seguintes instituições parceiras:


Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação dos Fiscais Agropecuários (AFAGRO), Sindical Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFA), Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos (ANFEAS), Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS (CRMV/RS), Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS), Federação da Agricultura do Estado do RS (FARSUL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (FETAG-RS), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (FUNDESA), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (SEAPI/RS), Sindicato dos Técnicos Agrícolas no Estado do RS (SINTARGS) Sistema OCERGS/SESCOOP.


 
 
 

Comentários


bottom of page