Deputado Paparico Bacchi reivindica trevo na ERS 463
alinepietrobelli
4 de fev. de 2020
2 min de leitura
Foto: Antonio Grzybowski
A construção de um trevo de acesso à unidade industrial da Agrodanieli, localizada na comunidade de São Domingos, ás margens da ERS 463, em Tapejara, pautou audiência com o governador Eduardo Leite. O encontro ocorreu no Palácio Piratini e foi articulado pelo deputado Paparico Bacchi. Estavam presentes o diretor presidente da empresa, Adelirio Danieli, o gerente de controladoria, Adriano Chies, o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella e subsecretário da Receita Estadual, Eduardo Jaeger.
Na audiência o deputado Paparico Bacchi reiterou que a demanda é importante para garantir a segurança dos usuários da rodovia e melhorar as condições de acesso ao complexo industrial. O mesmo argumento foi utilizado pelo diretor Adelirio Danieli, que entregou um projeto técnico contratado pela Agrodanieli, protocolado em 2011 no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e aprovado em 2016. O custo estimado da obra é de R$ 1,2 milhão.
Adelirio Danieli também destacou que que a empresa que emprega 2.300 colaboradores é fiscalizada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, que já apontou a necessidade de investimentos na infraestrutura no entorno da unidade onde funciona um frigorífico de abate de aves, fábrica de rações, armazenamento de grãos e extração de óleo e farelo de soja. A direção da empresa manifestou interesse em executar o projeto e abater os valores no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Após ouvir os argumentos o governador determinou que a secretaria de Logística e Transportes atualize o projeto técnico para correção de valores e ajustes nos itens que dependem de aprovação de órgãos ambientais. Eduardo Leite também solicitou estudos da Receita Estadual no sentido de avaliar a possibilidade do projeto ser executado por meio do Plano de Permissão para Realização de Obras Viárias por Empresas Privadas no Estado do Rio Grande do Sul (Provep/RS) e Programa de Incentivo aos Acessos Asfálticos do Estado do Rio Grande do Sul (PIAA/RS).
Comentários