Deputado Paparico Bacchi reivindica federalização da BR 438
- alinepietrobelli
- 15 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

A federalização da BR 438 pautou audiência do deputado Paparico Bacchi (PL) com o governador Eduardo Leite. No encontro que ocorreu no Palácio Piratini o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, formalizou pedido de manifestação favorável do governo gaúcho. O documento deverá ser encaminhado ao Ministério de Infraestrutura, conforme estabelece a Lei Ordinária nº 13689/2018.
Ponte das Goiabeiras
Paparico Bacchi argumentou ao governador que a federalização da BR 438 representa importante avanço para resolver a problemática da Ponte das Goiabeiras, localizada sobre o Rio Pelotas, entre os municípios de Bom Jesus (RS) e São Joaquim (SC). A precária estrutura está completamente deteriorada e ameaça a segurança de motoristas e pedestres que se arriscam na travessia pela Rota Caminhos da Neve. Em 2019, parte da prancha improvisada de sustentação quebrou na passagem de um caminhão carregado com madeira e só não resultou em tragédia graças a ação de voluntários que ajudaram o motorista a concluir o transporte até a outra margem.
Prejuízos econômicos
Produtores da região alegam prejuízos econômicos no escoamento da produção pela BR 438. Mais de 53 quilômetros da rodovia estão com obras de asfaltamento paralisadas e sem previsão de retorno. No lado gaúcho restam 43 quilômetros, enquanto que na serra catarinense o trecho não pavimentado é de 10,3 quilômetros.
Manifestação favorável
“Precisamos agir para viabilizar condições de desenvolvimento nesta importante região do Rio Grande do Sul. A manifestação favorável do governo gaúcho é um documento que falta para que o Ministério da Infraestrutura federalize toda a extensão da rota turística que une os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, reitera o deputado Paparico Bacchi, que acredita em uma nova realidade.
“Além de desafogar a BR 116 e BR 101, a BR 438 encurta a distância entre pontos estratégicos da região Sul do Brasil. A conclusão do asfalto e a construção de uma nova ponte sobre o Rio Pelotas poderá incrementar o turismo na região da serra gaúcha e catarinense, incrementar a ocupação do ramo hoteleiro, oportunizar novos negócios e reduzir as perdas no escoamento da produção primária”, destaca o parlamentar.
Encaminhamento
O governador Eduardo Leite recebeu a demanda e assumiu o compromisso de analisar a viabilidade da demanda para promover os encaminhamentos.










Comentários