Deputado Paparico Bacchi recebe demanda para fortalecer o turismo religioso em Nonoai
alinepietrobelli
17 de mai. de 2021
2 min de leitura
Foto: Irineu Fontela
O deputado Paparico Bacchi (PL), em roteiro pela região do Médio Alto Uruguai, recebeu pedido de apoio para construção do Monumento aos Beatos Manuel e Adilio. O projeto, coordenado pela Comissão Pró-Canonização dos Mártires da Fé, vinculado à Paróquia Nossa Senhora da Luz, foi idealizado com o objetivo de divulgar o turismo religioso do município e retratar o histórico da romaria que anualmente reúne mais de 80 mil romeiros de diversas regiões do Brasil.
A reivindicação foi apresentada em audiência realizada na prefeitura de Nonoai. No encontro estavam presentes: Decimo Pedro Vassoler de Melo (vice-prefeito PL); Sergio Luiz Montagna (presidente do Poder Legislativo), acompanhado dos vereadores Marta Regina Predebon Caresia, Luciana Zanovello, Benildes Casarin Zanatta, Luís Fernando Backschat, Paulo Roberto da Rosa e Paulo Cesar Dalla Rosa; ex-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Salmo Dias de Oliveira, além do presidente do Partido Liberal, Joceli dos Reis e do padre Tiago Wollmann.
Turismo religioso
De acordo com as lideranças a força do turismo religioso impulsiona a economia e incrementa o desenvolvimento local e regional. Segundo o pároco e reitor do Santuário Diocesano dos Beatos Manuel e Adilio, padre Tiago Wollmann, “quando uma pessoa visita um santuário religioso, ela vive uma experiência de fé e espiritualidade que vai além da sua relação com as religiões”. Historiador formado pela Universidade de Passo Fundo, Paparico Bacchi foi o Idealizador da Romaria do Batismo no período em que foi prefeito do município de São João da Urtiga (2009-2016). O parlamentar ressaltou que o evento colocou o seu município no calendário de eventos religiosos do Rio Grande do Sul e contribuiu para promover a saúde mental e elevar a qualidade de vida da população.
Sobre o projeto de Nonoai, Paparico Bacchi afirma que acredita na obra como símbolo de personificação da fé e do incremento do turismo religioso na região.
“Quero contribuir para que o Monumento aos Beatos Manuel e Adilio, torne-se realidade e seja um marco histórico na vida das pessoas e no desenvolvimento desta comunidade”, pontuou o líder do Partido Liberal na Assembleia Legislativa.
Sobre o monumento
O Monumento aos Beatos Manuel e Adilio será construído às margens do KM 18 da ERS 406, em Nonoai. A obra é do artista plástico Vinicio Cassiano. O projeto terá base com diâmetro de 18 metros e altura de quatro metros. O espaço prevê ainda sala multiuso dotada de equipamentos para projeção de áudio e vídeo. O custo estimado é de R$1,5 milhão e as doações de pessoas físicas e jurídicas podem ser abatidas no Imposto de Renda, conforme previsto na Lei Federal nº 8.313/91.
Comentários