top of page
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
aktuelles_as_71587395_edited.jpg

Últimas Notícias

Deputado Paparico Bacchi destaca desenvolvimento da suinocultura em Casca

  • Foto do escritor: Emerson Carniel
    Emerson Carniel
  • 25 de jul.
  • 2 min de leitura

Desafios e perspectivas do setor e sucessão familiar foram os temas abordados durante o 49º Dia Estadual do Porco

Foto: Léo Pereira
Foto: Léo Pereira

O deputado Paparico Bacchi esteve prestigiando o 49º Dia Estadual do Porco, realizado nesta sexta-feira (25), no município de Casca. O evento teve como objetivo debater a cadeia da suinocultura com ênfase nos desafios da atividade e sucessão familiar.


O parlamentar participou da assinatura dos contratos do Programa Milho 100%, ao lado dos secretários estaduais, Edivilson Brum (Agricultura) e Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural). A iniciativa visa fomentar o cultivo do milho tanto para grãos como para silagem.


Em seu discurso, o deputado Paparico Bacchi comentou a importância do papel dos prefeitos no trabalho em prol do desenvolvimento de atividades agropecuárias. Segundo a Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), o estado é o terceiro maior produtor do Brasil e o segundo maior exportador.


Também fez uma homenagem ao médico-veterinário e empresário, Flauri Migliavacca, conhecido por seu trabalho na área de nutrição animal. Seu pai, Reynaldo Migliavacca, foi um visionário suinocultor que importou animais da raça Duroc dos Estados Unidos para Casca, na década de 1950. Cerca de 100 animais foram transportados de avião da Carolina do Norte (EUA) até Porto Alegre e depois para Casca. O objetivo da família Migliavacca era melhorar o plantel e a qualidade da carne.


Paparico também encorajou a comunidade na contrariedade da instalação dos pedágios. “A medida do governo estadual de colocar uma praça de cobrança a cada 17Km será o fim da cadeia da proteína animal”. O deputado ainda citou o encarecimento dos produtos, a elevação do custo logístico e a estagnação do desenvolvimento econômico em diferentes cadeias produtivas.


Casca


Conforme o prefeito Jurandi Perin, a suinocultura representa cerca de 36% do retorno econômico de Casca. São mais de 51 mil cabeças espalhadas em 348 propriedades, com destaque para a preferência de sistemas integrados que garantem maior eficiência e sustentabilidade.


O 49º Dia Estadual do Porco foi promovido pela ACSURS e Prefeitura de Casca. A próxima edição do evento será no dia 24 de julho de 2026, em Seberi.

 
 
 

Comentários


bottom of page