Criação de consórcio da erva-mate é debatida em reunião com autoridades municipais e produtores rurais
- Emerson Carniel
- 24 de jul.
- 1 min de leitura

O deputado Paparico Bacchi participou, com lideranças municipais e produtores rurais, de uma reunião virtual nesta quinta-feira (24) para discutir a preocupante questão do baixo preço pago aos produtores de erva-mate. O encontro também buscou soluções para valorizar a cadeia produtiva.
Estiveram participando do diálogo o prefeito de Putinga, Juliano Moretto, vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Putinga, Everton Graffitti, o vereador de Ilópolis, Edson Graffitti, o secretário da Agricultura de Putinga, Fábio Dalberto, o presidente do PL de Putinga, Gemiro Cason, os produtores João Giacomini e Carlos Vicari, o coordenador da Defesa Civil de Putinga, Mario Rosado, e o consultor agropecuário, Jurandir Marques. Além dos assessores do deputado Paparico Bacchi, Valcir Fanton e Nelson Smola.
Entre as principais ideias apresentadas, destacam-se a criação de um consórcio da erva-mate, visando fortalecer a organização dos produtores, a negociação no mercado e a busca por recursos e investimentos. A definição de um preço mínimo de comercialização e a profissionalização de toda a cadeia produtiva, com o objetivo de agregar valor ao produto e otimizar os processos.
A oportunidade visou debater alternativas viáveis e eficazes para assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade da produção de erva-mate na região, reconhecendo a importância econômica e cultural da atividade para os municípios envolvidos.
Comentários