Aldo Rebelo no RS
- Emerson Carniel
- 17 de jun.
- 2 min de leitura
Ex-ministro e jornalista participa de evento sobre transição energética promovido pelo deputado Paparico Bacchi

A Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico recebeu o ex-ministro de Estado e jornalista, Aldo Rebelo, para palestrar durante o 2º Diálogo sobre a Transição Energética Justa e Inclusiva no Rio Grande do Sul, na tarde dessa segunda-feira (16), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O evento foi promovido pelo presidente da Frente Parlamentar, deputado Paparico Bacchi, que acolheu em seu gabinete a ilustre presença de Rebelo, antes do início do debate.
O ex-ministro participou do painel “Crescimento Sustentável” e falou da importância da mineração em todas as cadeias produtivas. “O Rio Grande do Sul tem uma promissora fronteira mineral ainda muito subaproveitada. É preciso fazer disso um instrumento de desenvolvimento e geração de empregos, de geração de tributos, de geração de divisas e elevação da qualidade de vida da população”.
Para o deputado Paparico Bacchi, o debate sobre a transição energética precisa ser feito e a aplicação do método dever ser realizado de forma gradual. “Nosso compromisso é garantir que o Rio Grande do Sul lidere esse processo de forma inclusiva, gerando novas oportunidades, protegendo os empregos existentes e assegurando que ninguém seja deixado para trás”.
O painel foi mediado pelo jornalista, Lasier Martins, que também teve a participação do vice-governador, Gabriel Souza.
“Patrimônio Mineral Gaúcho” foi o tema da palestra conduzida pelo representante do Comitê da Mineração da Fiergs, Eduardo Machado, que trouxe um panorama da mineração no estado e as estruturas estabelecidas pelo governo federal para o desenvolvimento da atividade. Já o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli, falou sobre as ações do governo em relação à mineração do Rio Grande do Sul.
O vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, Fernando Azevedo e Silva, abordou o papel da instituição e apresentou um mapeamento de estratégias para a transição energética, das demandas minerais e da agenda ESG na cadeia mineral. Levantamento geológico e planejamento em áreas de potencial desenvolvimento da mineração foi o assunto tratado pelo pesquisador José Luciano Stoper, do Serviço Geológico do Brasil.
O deputado federal, Alceu Moreira, e o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, fizeram o uso da palavra citando investimentos e aprimoramento em projetos técnicos como caminhos necessários para a consolidação do potencial mineral.
Comentários